Clube da Luta - Chuck Polahniuk


Há aproximadamente 2 anos atrás, ou até mais, eu li o livro Clube da Luta. E um dia desses estava fuçando o Submarino e o encontrei por R$4,90, sendo que o valor original é R$39,90, lógico que comprei. 



Admito que fiquei e estou com medo de resenha-lo, porque ele é um tanto quanto complexo, aquele tipo de livro que cada um interpreta da sua forma, mas vamos lá! 
Clube da Luta foi o trabalho mais popular de Chuck, vendo seu histórico familiar da pra ver de onde vem todas essas suas idéia, hahaha. Jornalista de profissão, Palahniuk já foi lutador amador, caminhoneiro e até mecânico de automóveis. Teve o pai assassinado com a namorada pelo ex-marido dela. Quando era adolescente, seu avô cometeu suicídio após matar a mulher. Pesado, não?



O livro conta a história de Edward Norton, um cara comum, com um emprego que odeia. Edward trabalha para grandes seguradoras, viajando e montando relatórios sobre acidentes.
Começa a sofrer de insonia e após se consultar com um médico para obter uma receita de remédio sem sucesso, percebe que só conseguiria voltar a dormir se estiver em contato com a realidade do mundo, frequentando grupos de  apoios. E então conhece Tyler (No filme interpretado por Brad Pitt <3 SIM!) 



O livro é um grito contra a sociedade atual, seguimos a massa, o que a mídia impõe que é perfeito, fazer faculdade, trabalhar, casar, ter filhos, ter um corpo perfeito. Mas não conseguimos nos libertar, somos escravos do consumismo.

"Tyler Durden: Somos uma geração sem peso na história, cara. Sem propósito ou lugar. Nós não temos uma Grande Guerra. Nem uma Grande Depressão. Nossa Grande Guerra é a guerra espiritual… nossa Grande Depressão são nossas vidas. Todos nós fomos criados vendo televisão para acreditar que um dia seríamos milionários, e deuses do cinema, e estrelas do rock. Mas nós não somos. Aos poucos vamos tomando consciência disso. E estamos muito, muito revoltados.”



Tyler é tudo aquilo que Edward queria ser, e para Tyler, você só é totalmente livre para fazer o que quiser se alcançar o fundo do poço. Eles querem se sentir vivos, querem contradizer os padrões da sociedade, é então que criam o clube da luta. Vários caras começar a participar, promovendo lutas, para saírem da sua rotina tediosa. Ao decorrer do livro, o clube se torna o projeto destruição, com intuito de acabar com o mundo capitalista. 



Tyler busca a liberdade, não essa liberdade que dizem termos, a real liberdade. Ele quer largar tudo aquilo que não importa “as coisas que você possui, acabam possuindo você“. Sem dúvidas, Tyler é o melhor personagem criado para a literatura e para o cinema, eu poderia ficar por horas mostrando as frases dele. Tenhamos um pouco de Tyler Durden em nós mesmo "Esta é sua vida e ela está acabando um minuto de cada vez" E se pensarmos assim? Que cada minuto que passa é um a menos e não um a mais? Provavelmente somos capazes de coisas que nem sabemos e talvez nunca saberemos. 


Trailer do filme:


"Por que será que vivemos trabalhando para produzir o que não consumimos e, em troca disso, consumimos o que não nos é útil e temos o que não utilizamos, e, por fim, nunca estamos satisfeitos?"

E aí, ja assistiram o filme? Gostaram? Se não, LEIAM O LIVRO E ASSISTAM GENTE! É altamente recomendável, hahaha. Beijo.

Me acompanhem em outras redes sociais:




Share this:

, ,

CONVERSATION

13 comentários:

  1. Te marquei um uma TAG no meu blog, vem conferir http://girlsdetudoumpouco.blogspot.com.br/2014/10/tag-liebster-award.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ANO o filme e tenho até decorada as regras hahahaha
    Comprei o livro e quero ler =D adorei a resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, leia mesmo, o livro é ótimo! Muito obrigada, beijos. ,3

      Excluir
  3. Já me recomendarão muito esse livro, pretendo ler em breve.

    ://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2014/10/livros-e-filmes-que-serao-lancados-em.html

    ResponderExcluir
  4. faz teeeempo que namora esse livro, sabia?? agora fiquei com mais vontade ainda :D
    beijos www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahaha sério? O livro e o filme são perfeitos, muito amor. <3

      Excluir
  5. Não conhecia mas achei bem bacana!
    Ameeei! :D
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser muito legal, não sabia que tinha o filme!
    Adoro esse tipo de filme/livro que dão um "tapa' na sociedade sabe?
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal mesmo, te sim! E é com o Brad Pitt <3 Eu também adoro, hahahaha. Beiju!

      Excluir